O que se pode/deve fazer contra as carraças?

10 07 2009

O mais importante é reduzir o nº de picadas de carraças, já que é através destas que há a possibilidade de ocorrer a transmissão de doenças.

O nº de picadas pode ser reduzido pelo uso de produtos antiparasitários com efeito repelente e/ou acaricida (elimina as carraças)  e que simultaneamente sejam seguros para os animais e Homem. Deste modo, diminui-se o risco potencial de transmissão.

A adopção de um esquema de prevenção/tratamento contra carraças, deverá ter em conta as alturas de maior propensão para a existência das mesmas (em Portugal regra geral decorre nos messes de Março a Setembro), devendo iniciar-se o mesmo antes de começarem a surgir as primeiras carraças e até depois de desaparecerem.

O que é que faço com as carraças que o meu cão já tem?

Em primeiro lugar, está contra-indicado arrancar a carraça, pois ao fazê-lo estaremos somente a eliminar o corpo da carraça, visto que a parte da boca manter-se-á agarrada à pele do cão, podendo causar reacções locais com a formação de granulomas. O ideal é aplicar umas gotas de vaselina ou parafina líquida em volta da carraça, massajar suavemente com a ajuda de um pinça até que fique mais solta e depois removê-la com cuidado, fazendo movimentos circulares, como que a desaparafusar um parafuso. Peça ajuda ao médico-veterinário do seu cão antes de tentar aplicar esta técnica. Após remover a carraça, devemos mergulhá-la em álcool, para que se consiga eliminar também os ovos. É importante lavar bem as mãos após a remoção e manipulação das carraças. Também existem instrumentos especiais para a extracção do parasita, como pinças de carraças, que se podem adquirir em lojas especializadas.

Advertisements

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: