Abandono

As ruas estão repletas de cães e gatos que, na sua grande maioria, foram abandonados pelos seus donos. Muitos desses bichinhos ainda são filhotes e, por mais incrível que possa parecer, boa parcela desses animais são de raça.
Os motivos mais citados em relação ao abandono são: mudança de endereço, viagens, falta de tempo, condições financeiras, desistência da criança em ter ou cuidar de um animal, gravidez, doença na família, alergias, separação, entre outros.

O abandono de animais, além de ser um acto criminoso e cruel. Muitos dos animais que são abandonados acabam atropelados, envenenados, maltratados ou tendo uma vida miserável até o final dos seus dias. As consequências do abandono são muitas, a sobrepopulação de animais e os maus tratos e doenças que sofrem.


A esterilização (ou a castração) de animais domésticos é fundamental para controlar a natalidade, mas também para proteger o seus animal, pois a esterilização previne tumores, piometras entre outras doenças (consulte um médico veterinário).

Todos os animais têm o mesmo direito à vida e à existência, o direito à consideração, à cura, à proteção e o direito ao respeito. 

 “Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o mesmo direito à existência” ,“Cada animal tem o direito ao respeito” ; “O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando esse direito.”

2 responses

19 04 2015
Mayra Amorim

Olá, como faço pra denunciar um abandono no qual o dono mudou de estado? Simplesmente abandonou a cachorrinha trancada dentro da kitnet na qual morava. Se mudou de SC para RS, mas eu sei seu nome completo, seu telefone, e o endereço de seus familiares aqui em SC. Tem como denunciar?

20 04 2015
AAAC

Bom dia Mayra

Nós somos uma associação de protecção animal mas de Portugal! Ai no Brasil existem associações de proteção animal que a poderão ajudar, porque SIM tem de denunciar na delegacia de policia.
Procures uma associação de protecçao animal ai perto da sua zona. Onde mora posso tb tentar ajudar a encontrar uma.
Mas vá também à delegacia denunciar e obter informação.
E a cachorrinha onde está agora?

Obrigada por se interessar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: